6ª. LIÇÃO: DA HUMILDADE

Nas comemorações dos seus natalícios, dizia frequentemente aos amigos e discípulos: “procurem fazer o que Jesus nos pediu, porque, eu, procuro fazer o que ele nos pede, e, que está escrito nos livros sacrossantos.”




Dalila Pereira dos Santos

Enfermeira Hospital Psiquiátrico

Allan Kardec

6ª. LIÇÃO: DA HUMILDADE

“A humildade é como a flor sensível, a gente perde logo, quando pensa que tem.”


Emmanuel - Espírito

Francisco Cândido Xavier

6ª. LIÇÃO: DA HUMILDADE

“A humildade é dos vestuários, o mais difícil de se vestir.”


Antonieta Barini

Professora

6ª. LIÇÃO: DA HUMILDADE

– “Em conclave dos diretores da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, com os dirigentes das Casas Espíritas.

– “Uma campanha de fundos, foi lançada sem conhecimento prévio de José Marques Garcia – que se fazia presente; e o confrade Cairbar Schutel, de Matão-SP., reclama peremptório... “não ser o momento”.

– “Arguiram alguns confrades em defesa do venerando, que tão somente silenciara e murmurava ao seu discípulo, Redator do Jornal A Nova Era, ‘mas, eu, não pedi nada’.

– Era um irmão que se comovia com a Casa de Saúde... Explicou-nos o referido Redator – Marques Garcia, um Provedor, era simples e humilde, desprendido: tirava tudo de si e doava aos seus pacientes do Asilo entre outros...


Dr. Agnelo Morato

Redator Jornal A Nova Era

1901 – Inicia-se nas atividades Espíritas:

Convidado a assistir uma reunião Espírita pelo professor João Manoel Malheiros, fundador no Jornal “Perdão, Amor e Caridade”.

–– Começa, concomitantemente, seu EVANGELHO NO LAR – VERDADEIRAS REUNIÕES ESPIRITUAIS; que adquire Personalidade Jurídica em 1903, em Franca, com objetivo precípuo de ESTUDAR E DIFUNDIR O ESPIRITISMO CRISTÃO.

Marques Garcia, abre uma Farmácia Homeopática. Atualmente, recebe o nome de Farmácia Homeopática “Militão Pacheco” em homenagem ao devotado médico paulista.

Quadro da Parede do Centro Espírita Esperança e Fé Um Mensageiro Espiritual da Época de Marques Garcia – que fora médico e auxiliava no receituário e diagnóstico, em prol dos pacientes internos do Asilo Allan Kardec, Dr. Santos Pereira.

1ª fase

Vista lateral do Asilo Allan Kardec em 1914.

Comemoração realizada pelas confreiras Carmem Selles Maria Cintra

{

Carmem Selles

Maria Cintra

Em pé, da esquerda para a direita: Dr. Diocésio de Paula (advogado e jornalista), Joaquim Bernardes (Administrador da Gráfica), Diomar Branco (Representante do Jornal), José Russo (Redator Do Jornal).

Sentados: Dr. Thomaz Novelino (Vice-diretor Clínico), Dr. João Matias Vieira (Diretor Clínico), José Marques Garcia (Presidente e fundador do Asilo Allan Kardec, e do Jornal A Nova Era).

Edição do Jornal A Nova Era, n.º 25 de 22/Janeiro/1929, tendo como diretor José Marques Garcia e redator Chefe Dr. Diocésio de Paula. Destaca-se na presente edição os artigos Espiritismo, Christo e os profetas do Célebre poeta Coelho Neto.

Fundado em
19 de novembro de 1927.

Sede da Livraria, Gráfica e Jornal “A Nova Era”, fundada em 15 de novembro de 1927, por Marques Garcia.

Dr. Agnelo Morato

Redator

Vicente Richinho, Jornalista

Leonel Nalini, Jornalista

José Russo Jornalista, Articulista e Escritor do Jornal A Nova Era.


*


Foi Presidente Da Casa De Saúde.

Dalila Pereira Dos Santos



Enfermeira Chefe



Da
Casa De Saúde Allan Kardec

2ª fase

Fachada principal da Casa de Saúde Allan Kardec

1942

Desencarnou no dia 21 de junho, aos 80 anos de idade, vitimado por uma úlcera gástrica que lhe corrompia as energias mais íntimas do ser.

4ª. Etapa

Da esquerda para a direita: José Marques Garcia (fundador e presidente), José Russo (diretor do jornal), Thomáz Novelino (diretor clínico), Agnelo Morato (redator do jornal) e Vicente Richinho (jornalista do jornal A Nova Era).

Da esquerda para a direita, em pé:

José Marques Garcia (presidente e fundador do Asilo Allan Kardec – atual Hospital Espírita Allan Kardec); e Francisco Molina (devotado irmão e amigo do grupo íntimo do pioneiro, nas tarefas mediúnicas e do atendimento aos pacientes).

Sentada, a Senhora Carmem Selles (dedicada trabalhadora da Última Hora em prol dos pacientes com distúrbios psíquicos, internados no Asilo Allan Kardec.

Na foto ao lado, vemos José Marques Garcia, pioneiro do Espiritismo em Franca. Fundador do Centro Espírita Esperança e Fé, do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, do Jornal A Nova Era, da Gráfica A Nova Era e do Sítio de sua propriedade que doara à instituição – Asilo Allan Kardec, conforme consta dos arquivos do veículo de difusão espírita, acompanhado de uma de suas quinze filhas do coração – a jovem Benedita Rios Peixoto, que tornara-se Professora de Ensino.

José Marques Garcia (o primeiro da direita para a esquerda), acompanhado de duas filhas, em seu empreendimento.

Vê-se ao centro a Sra. Maria Leite (vestido preto) e Lameira de Andrade (terno cinza); atrás de ambos, em pé, José Marques Garcia. Foto em frente ao seu Centro Espírita Esperança e Fé.